domingo, 26 de setembro de 2010

ALUNOS DA TURMA DE SECRETARIA ESCOLAR RECEBEM A VISITA DO REPRESENTANTE DO PARANÁ NO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

No último sábado (25/09), a turma 2 do curso de Secretaria Escolar, orientada pela professora Glaci Lauer Lievore,  recebeu a visita de um dos representantes do Paraná no Parlamento Juvenil do Mercosul, o aluno do ensino médio Diego Dias Moreira, que reside no município de Apucarana.

                                                                                                                    Foto: Maria de Fátima de Oliveira
Profª Glaci, Profª Afife, Profª Rosiney
e o aluno Diego Dias Moreira


Na ocasião, todos os alunos do ProFuncionário puderam ler, debater e  fazer apontamentos sobre o texto produzido por Diego, à respeito da seguinte temática: "O Ensino Médio que queremos". A atividade auxiliou no enriquecimento dos estudos do  módulo sobre "A Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola", bem como no levantamento de propostas para a melhoria da qualidade de ensino.


                                                                                                                     Foto: Maria de Fátima de Oliveira
Alunos da turma de Secretaria Escolar recebem o aluno Diego Dias Moreira


                                                                          Foto: Maria de Fátima de Oliveira
Parabéns Diego, nós educadores paranaenses, nos orgulhamos de você!


Com a autorização do Diego postamos na íntegra o texto produzido por ele.
Boa leitura e reflexão!


Ensino de qualidade, passaporte para o sucesso


No mundo atual, era das inovações, da tecnologia avançada, da globalização, das pesquisas médicas e científicas, o estudo passa de importante à fundamental na vida das pessoas. Um cidadão sem estudo encontra inúmeras dificuldades de convivência e até mesmo de sobrevivência na sociedade contemporânea.
Com essa tecnologia avançada, os estudos se tornaram mais fáceis, os jovens estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus estudos, seus conhecimentos e aprendizagem por meio de computadores e acesso à internet. Porém, mesmo com essa facilidade fornecida pela tecnologia, não há um despertar, um grande interesse aos estudos. Na maioria das vezes, essas redes de computadores são utilizadas na prática de crimes, violência, tráfico de drogas ou em atividades banais, como: bate papo, sites pornográficos, por exemplo.
A escola, que deveria ser local de aprendizagem, interação, conhecimento, acaba sendo transformada em lugar de constantes conflitos, entre alunos e até entre alunos e professores, há casos até de crime, violência, tráfico de drogas, dentro de estabelecimento de ensino. Sem dúvida, é desagradável saber que esses fatos vêm ocorrendo dentro de um local tão importante para a formação de um cidadão. Em relação aos conflitos existentes no ambiente escolar, é um contexto que deve ser amplamente analisado. Por um lado, sabemos que ocorre um constante desinteresse dos alunos em relação ao estudo, por outro, ocorre também falhas de alguns professores ao cumprir sua tarefa de ensinar, também não podemos deixar de ressaltar a ausência da família, cuja participação na educação do filho, é fundamental! Ao que tudo indica o desinteresse por parte do estudante, faz com que os professores se sintam desvalorizados, consequentemente acabam perdendo a motivação para ensinar.
Estou cursando o segundo ano do ensino médio e sei bem como está o ensino em sala de aula, na minha opinião, o processo educativo deve ser, com certeza, melhorado.
O estudo, além de formar cidadãos para o mundo do trabalho e qualificá-los, deveria também ser formador da personalidade, do caráter do educando, promovendo uma melhoria na convivência em sociedade. O cidadão com uma boa educação e boa formação profissional, terá discernimento para escolher seus governantes e analisar suas ações, ou seja, terá atitudes corretas, enfim, será um cidadão crítico.
Outra questão a ser analisada é a conciliação entre trabalho e estudo. Quando um jovem tem alguma ocupação ou profissão, a realidade é menos dura, ter um emprego já é motivo de satisfação. Jovens de todos os níveis e em todas as profissões deveriam ocupar seus lugares em empresas, onde poderiam ter noções básicas de finanças, marketing e recursos humanos. Sabemos que os jovens norte americanos têm muito mais chances de receberem ofertas de empregos depois de formados do que nós, brasileiros, pois lá, há muitas oportunidades de empregos para quem está no ensino médio ou na faculdade, ele está se preparando e não terá tempo para pensar em coisas negativas. É indiscutível que ter um emprego traz esperanças aos jovens, pois estudando e trabalhando irão esforçar-se cada vez mais em busca de seus objetivos e sem atividades que preencha seu tempo, terá, sem dúvida, tempo ocioso, que poderá resultar em consequências ruins, como: envolvimento com drogas, marginalidade. Afinal, más influências é que não faltam.
O cidadão que tem sua mente sensibilizada e transformada pelo estudo, compreenderá sem dificuldades, as diversas culturas, terá assim, com educação e respeito, boa interação com diferentes etnias, visando o reconhecimento do direito de todos, proporcionando respostas às individualidades de cada um, sempre reconhecendo que a participação não pode ser uma possibilidade apenas de alguns privilegiados, mas sim uma oportunidade acessível a todas as pessoas.
Enfim, o processo educativo necessita de profundas mudanças, assumindo maior participação, fazendo uma parceria com as famílias, com a comunidade, envolvendo empresas, escola e associações, melhorando a forma de ensino e buscando uma reciprocidade por parte do aluno, pois o ensino deve ser mentor de grandes desafios, contribuindo para derrubar barreiras e construir uma sociedade justa, assim professores e alunos interagindo harmoniosamente, ambos colaborando entre si e contando com a ajuda dos parceiros colaboradores, consequentemente, haverá um ensino de qualidade.


DIEGO DIAS MOREIRA
Representante do Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília
Aluno do 2º ano no C.E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado. Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
Apucarana - PR



Da Redação
Rosana Castro
Secretaria Escolar



Nenhum comentário:

Postar um comentário